A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon/Campos) realizou entre os dias 19, 20 e 21 desse mês uma nova pesquisa dos preços de combustíveis praticados no município de Campos. Pelos números colhidos, mesmo com a intensa movimentação nas usinas, o preço do etanol não está competitivo em relação ao preço da gasolina.

De acordo com a secretária do Procon/Campos, Dr.ª Rosangela Tavares, com o início da safra era esperada uma redução no preço do etanol. “Com queda na produção de cana-de-açúcar, o etanol, que é combustível derivado da planta, ficou mais caro, e, comparado a gasolina, não esta sendo compensatório o seu uso. É uma pena, pois é um combustível menos poluente e que poderia estar sendo mais utilizado”, destaca Dr.ª Rosangela Tavares.

Os fornecedores alegam que os preços não estão competitivos porque a safra sofreu queda e também porque grande parte da cana de açúcar está sendo destinada a exportação.

Pela importância estratégica do etanol para a nossa região e também por razões ambientais o Procon/Campos recomenda sempre o uso do etanol, mas com os preços atuais está ficando difícil para o consumidor optar por esse combustível. Só para lembrar, o uso de etanol será viável quando o seu preço estiver até 70% em relação ao preço da gasolina. Acima disso, o consumidor, por razões econômicas, sempre preferirá a gasolina.

Na pesquisa do Procon/Campos realizada em 34 postos de combustíveis, em todas as regiões da cidade forma encontradas diferenças de preços consideráveis, provando que, com uma boa pesquisa o consumidor pode conseguir abastecer seu veículo com preços amis em conta. Além disso, o órgão municipal de defesa do consumidor sempre recomenda que os clientes busquem postos de ofereçam bons preços aliado a qualidade do produto.

Maiores diferenças

Pesquisa de agosto de 2014

Produto

Menor preço

Maior preço

Gasolina comum

2,98

3,329

Gasolina aditivada

3,09

3,59

Etanol

2,06

2,729

Diesel

2,35

2,699

Gás

1,949

1,999

Logo no início da safra 2014 o Procon/Campos fez uma pesquisa, e os preços praticamente não sofreram alteração. Veja os números de junho:

Pesquisa de junho de 2014

Produto

Menor preço

Maior preço

Gasolina comum

2,98

3,329

Gasolina aditivada

3,14

3,419

Etanol

2,11

2,699

Diesel

2,35

2,689

Gás

1,95

1,999

A pesquisa completa feita pelo Procon/Campos pode ser acessada no site www.campos.rj.gov.br.

Nike SB Hyperfeel Koston 3