O consumidor campista agora pode escolher se quer ou não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações. A agência nacional de telecomunicações (ANATEL) determinou a criação do cadastro “Não me perturbe”, onde o usuário pode se inscrever para não receber ligações. A medida começou a valer na ultima terça feira (16.07) e é valida para empresas de telefonia móvel, fixa, TV e internet.

 

Através deste website, o usuário que não desejar receber chamadas de telemarketing das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet) participantes, poderá realizar seu cadastro, informando o número de telefone que deseja realizar o bloqueio e a Prestadora para a qual não deseja receber chamadas. O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação. Importante salientar que o serviço não abrange ligações de cobrança, apenas venda. As empresas que insistirem com as ligações após o prazo dado pela Anatel poderão ser multadas.

 

Confira o passo-a-passo:

1. Acesse o site Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br)

2. Clique em "Cadastro" e depois em "Solicitar Bloqueio".

3. Crie um login com seu e-mail e uma senha.

4. Cadastre seu CPF e o número do telefone, que pode ser um celular ou um fixo. No último menu, selecione quais companhias deseja bloquear.

 

 

Segundo a superintendência do Procon/Campos, a nova medida deverá trazer mais segurança para o consumidor, pois tende a diminuir a incidência de ligações fraudulentas, que fingem oferecer serviços e planos de telefonia, internet ou TV por assinatura para capturar dados do cidadão para uso indevido.