Na tarde desta terça-feira (20), o Procon de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apreendeu 60 kg de produtos impróprios para consumo em um supermercado da cidade, localizado no bairro parque califórnia. Artigos da seção de frios e produtos de padaria foram os principais a apresentar irregularidades como prazo de validade vencido ou armazenamento inadequado. O estabelecimento foi autuado e os produtos foram recolhidos pela equipe da fiscalização, tendo sido levados para a sede do Procon e, posteriormente, serão descartados.

 

A apreensão aconteceu após denúncia anônima. Em averiguação, fiscais do Procon verificaram produtos com prazo de validade vencido, impróprios ao consumo, armazenados de forma inadequada ou sem informações pertinentes, como explica a diretora de fiscalização da Superintendência do Procon, Lucylla Chagas.

 

O superintendente do Procon, Douglas Leonard, afirma que "os fornecedores de produtos e serviços têm se mostrado bastante surpresos, já que alegam não lembrar da presença do Procon como órgão atuante na fiscalização. Alguns têm agradecido, haja vista a oportunidade de receber orientações aplicáveis à relação de consumo".

 

Em caso de observação de irregularidades em estabelecimentos comerciais, o consumidor deve entrar em contato com o Procon, indo até à sede do órgão, situado na Avenida José Alves de Azevedo, 236, no Centro, ou pelo e-mail da superintendência, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Apenas nos três primeiros meses de 2017, fiscais da superintendência estiveram em 289 estabelecimentos, como supermercados, hortifrutis, armazéns, padarias, lanchonetes, restaurantes, bancos, farmácias e lojas. Desses, 54% apresentaram irregularidades. Neste período, 900 kg de produtos foram apreendidos, considerando as constatações de prazo de validade vencido ou impróprios para o consumo.