O PROCON-Campos inicia suas atividades de 2017 salientando a importância do órgão como instrumento de conciliação entre consumidores e fornecedores de bens e serviços. O órgão reconhece a importância de dar efetividade aos direitos individuais e coletivos consagrados pelo Código de defesa do consumidor, ao entender que eles se constituem em freios a uma atividade porventura irresponsável praticada por empresários. Ao mesmo tempo, compreende o não menos fundamental papel da atividade empresarial na produção de emprego e renda na economia da região. Assim, as atividades conciliatórias, fiscalizatórias e informativas serão prioritárias em seu funcionamento, de modo a garantir que consumidores não sejam lesados em seus direitos, estando protegidos contra falhas nas prestações de serviços ou nas compras efetuadas, enquanto possibilita a viabilidade dos estabelecimentos empresariais, informando-os sobre as condições jurídicas e de mercado sob as quais têm que atuar. Agindo assim, tentará contribuir da melhor forma tanto para que o consumidor receba o que foi acordado quanto para que os fornecedores não sofram sanções que possam afetar o bom funcionamento de seus negócios. A orientação das atividades do PROCON-Campos, portanto, visará sempre reiterar os valores propostos pela atual gestão do governo municipal. Um governo de negociação, atento aos pontos-de-vista de todas as partes. Consumidores e empresários.