eja1 1

A Superintendência do Procon/Campos deu sequencia nesta segunda-feira (11/04) ao ciclo de palestras para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública Municipal. A palestra foi realizada na E.M. Albertina Azevedo Venâncio, em Travessão. Já foram contempladas com esta palestra as escolas Lídia Leitão de Albernaz (P. Cidade Luz) e Vinte o Nove de Maio (Pecuária)

Por ano, em média, 2.500 alunos são contemplados com esta palestra, que aborda os principais direitos e deveres do consumidor e os cuidados para não cair no consumismo e no endividamento. Este trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, com a coordenação da professora Neidimar Abreu.

De acordo com a superintendente do Procon/Campos, Dr.ª Rosangela Tavares o sucesso do projeto é estrondoso. " Já são mais de 7 anos de um trabalho árduo, porém com muitos frutos. Podemos abservar o quanto é importante levar essas informações aos nossos cidadãos. São assuntos básicos que todos nós devemos conhecer, pois as armadilhas da relação de consumo são constantes e quanto mais conhecermos nossos direitos, melhor poderemos nos defender", destaca Dr.ª Rosangela Tavares.

Além da palestra, os técnicos do Procon distribuem cartilhas educativas e o código de defesa do consumidor. Os principais assuntos abordados na palestra são:

- Produtos;

- Qualidade;

- Quantidade;

- Prazo de validade;

- Riscos que possam ser apresentados à saúde e à segurança do consumidor.

- Garantia

- Concessão de crédito

- Cobrança de dívidas

- Práticas abusivas

- Responsabilidades do fornecedor

- Os prazos para reclamar

- Direito de arrependimento

- Conessionárias de serviços públicos

A próxima palestra será no dia 18/04/16 na E.M. Carlos Chagas, na localidade de Jacarandá, na região norte do Município.